Com a presença da comunidade católica e representantes da igreja, do prefeito Rogério Teófilo, o deputado estadual Ricardo Nezinho, do tenente coronel Wellington Bittencourt, do Bispo Emérito, Dom Hildebrando Mendes Costa, do ex-presidente da Casa e ex-deputado estadual, Ismael Pereira, entre outras autoridades, a Câmara Municipal de Arapiraca, sob à presidência de Jário Barros, concedeu a Comenda Manoel André, ao bispo diocesano de Penedo, Dom Valério Breda, de autoria da vereadora Gilvania Barros.

Ao abrir os trabalhos, o presidente Jario Barros, disse que o Poder Legislativo, estava convicto de que a presença do bispo é a presença sacramental de Cristo, que confirma na fé e abençoa o seu povo, onde a Casa Herbene Melo, sente-se lisonjeada em poder outorgar a mais alta honraria ao bispo.

Ao agradecer as palavras do presidente, Dom Valério Breda, se dirigiu ao presidente Jario Barros, e classificou as palavras do presidente, como uma verdadeira aula de teologia e que se sentia muito feliz, em ouvir do presidente, palavras sábias e cheias de convicções religiosas.

Ao justificar a homenagem, a vereadora destacou que o Legislativo de Arapiraca, reconhece o trabalho do na vida sacerdotal e pela passagem dos 45 anos de vida religiosa, evangelizando a família cristã e exercendo desde 1997, uma função de alto destaque na direção da Igreja Católica Alagoana, na condição de Bispo da Diocese de Penedo.

Ainda de acordo com Gilvania Barros, Dom Valério Breda, ao longo dos anos em que permanece a frente do comando da Igreja Católica, na Diocese de Penedo, proporciona uma forte ligação entre a igreja e a comunidade católica.

A vereadora, também fez questão de frisar, que pelo trabalho de evangelização, Dom Valério Breda, pode se considerar o mais brasileiro dos italianos no território alagoano, principalmente pelo seu carismo, pela sua capacidade intelecutal e dedicação aos ensinamentos da palavra de Deus.

A vereadora Aurélia Fernandes, parabenizou o Poder Legislativo de Arapiraca, pelo reconhecimento do pelo trabalho do religioso, ao longo desses anos em Alagoas, mais precisamente na Região Ribeirinha e com especial atenção, em Arapiraca.

Ela lembrou, que dois dos seus filhos foram crismados por Dom Valério e que também teve a felicidade de entregar ao religioso, a imagem da Santa de Nossa Senhora do Bom Conselho, na condição de amazona, ao participar de uma das Cavalgadas de Nossa Senhora do Bom Conselho.

A vereadora, concluiu afirmando, que Dom Valério Breda, simboliza a paz e a união para toda a sociedade.

Outro a falar, foi o ex-deputado estadual, ex-presidente da Casa e artista plástico, Ismael Pereira, que como sempre, deixou a plateia em silêncio ao ouvir o seu pronunciamento prolíxo, mas que também, deixava o entendimento para leigos e intelectuais.

Durante quase vinte minutos, Ismael Pereira, enalteceu as qualidades de Dom Valério Breda e agradeceu ao Poder Legislativo, o qual foi presidente, pelo reconhecimento em homenagear o religioso com a mais alta honraria da cidade, a Comenda Manoel André.

Ele concluiu parabenizando a vereadora Gilvania Barros, por ter proporcionado ao povo arapiraquense, a felicidade em ter mais um Comendador Manoel André, na pessoa do bispo Dom Valério Breda.

Francisco Carlos, outro integrante da Igreja Católica em Arapiraca, agradeceu a vereadora Gilvania Barros, ao prestar esta homenagem a Dom Valério Breda.

O prefeito Rogério Teófilo, parabenizou o Poder Legislativo, pelo reconhecimento em homenagear o religioso.

O prefeito também anunciou, que o Morro da Massaranduba, vai ser transformado em um pólo turístico religioso, para continuar unindo a comunidade católica.

O deputado estadual Ricardo Nezinho, ao falar sobre a homenagem, fez questão de dizer, que se Dom Valério Breda, não tivesse feito nada em Arapiraca, já merecia esta Comenda ao lembrar, que em 2004, recebeu o total apoio de Dom Valério, para Arapiraca, também tivesse a sua Diocese.

“Daí honra a quem tem honra. E este momento é coroado de alegria ao prestar uma homenagem a Dom Valério Breda, que coordena mais de 30 municípios na religiosidade.

Bastante emocionado com a homenagem, Dom Valério Breda, disse que ao chegar em Arapiraca, o sentimento de felicidade era em dobro, pelo carinho

que tem recebido do povo e que agradecia esta homenagem com bastante carinho.

Dom Valério agradeceu a vereadora Gilvania Barros, por ter lhe agraciado com a mais alta honraria da cidade e que vai guardar com muito amor.

Após a solenidade, o público assistiu a um vídeo de Madre Tereza de Calcutá, demonstrando o amor e a fé do homem, onde pedir a união de todos pela paz mundial.

No final, o maestro Marcos Sena, ai interpretar uma música de sua autoria, em homenagem ao bispo Dom Valério Breda, deixou o público emocionado, com a letra voltada para o trabalho de evangelização de dom Valério Breda, no território alagoano.

Participaram da solenidade, os padres Daniel e Frei Antenor Montenegro, o presidente da Câmara Municipal de Girau do Ponciano, Jarbas Barros, entre outras autoridades.

Estiveram os vereadores, Jario Barros, Dr. Fábio, Pablo Fênix, Fabiano Leão, Melquisedec de Oliveira, Professora Graça, Aurélia Fernandes e a autora do projeto Gilvania Barros. (veja outras fotos aqui)

Da Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Arapiraca: Cláudio Roberto.